top of page

A importância de se fazer um retiro

Estando dentro da rotina do nosso cotidiano, ficamos tão envolvidos com o que está acontecendo, demandas de trabalho, casa, contas, amigos, notícias, que não temos condições de perceber coisas que a gente poderia mudar em nossa vida, as vezes, coisas simples de se estar resolvendo que trariam benefícios reais pro nosso estado atual, e por contato do envolvimento, não percebemos o que está em nossas mãos.


Quando saímos de férias, por exemplo, estamos indo em direção ao relaxamento, à conhecer outros lugares, descansar, ter novas experiências, mas na verdade, quando a gente volta, voltamos aquela mesma pessoa, envolvida com os mesmos problemas e situações toda, pois geralmente nas férias, acabamos continuando olhando pra fora, coisa que nos foi ensinada a fazer desde cedo, e ainda nos falta um contato mais íntimo com a gente mesma(o).


Ao decidir fazer um retiro, você já sai com uma proposta de olhar pra dentro de você, e isso faz com que você comece a observar a sua vida de um outro ponto de vista. Essa é a função do retiro. Se retirar do seu cotidiano e conseguir o tempo necessário pra olhar por novas perspectivas, traçar novas conexões internas através da auto-observação.


Não adianta você estar em casa sozinha, sozinho, em silêncio, porque você ainda estará no mesmo ambiente, com os mesmos vícios e tendências de comportamento. Por exemplo, no momento que o tédio chega, a geladeira está ali para você simplesmente abrir e comer algo, ou quando a ansiedade bate na porta, a televisão ou celular te convidam pra se distrair um pouco… tudo em sua volta te instiga a repetir os mesmos comportamentos que impedem você de enxergar e lidar com questões mais profundas do seu interior.


O retiro vem como a possibilidade de sair dessa zona de “conforto”, distanciar do seu cotidiano, pra que você tenha uma visão diferenciada, um outro ponto de vista que você possa perceber as coisas que estão sob suas condições mudar.

E muitas vezes, nem precisa ter algum problema pra ser resolvido especificamente. As vezes, é apenas um passo em direção à melhora da qualidade em sua vida, ou ainda, um auxilio para o desenvolvimento espiritual que você pode ter estagnado em algum momento, com o passar do tempo, você apenas seguiu na rotina e ficou paralisada(o) naquele lugar.


Então quando você faz um retiro você está se propondo a fazer mudanças, e isso é o importante. Se colocar em um lugar, onde as mudanças sejam inevitáveis, e dessa forma você pode se desenvolver cada vez mais.


Nesse momento sabemos que o planeta está passando por uma transformação, onde existe muita gente preocupada, triste, deprimida... e essa é uma situação que as pessoas vão entrando e acostumando, achando que é normal estar nesse lugar, porque o próprio sistema induz você a entrar lá e normaliza-lo, pois o que é "normal" é mais aceitável socialmente. Isso é um grande problema, pois deixamos de identificar estados desequilibrados do nosso corpo físico, mental, emocional e espiritual.


Quando você decide fazer um retiro, e agora falando especificamente dos nossos retiros aqui no Portal Parvati, em que você decide estar em jejum, em silêncio, longe da tecnologia, em contato com a natureza… Você já deu um grande passo, você já começou a mudar de alguma forma, pois para tomar essa decisão, inevitavelmente você se deparou com algumas resistências que teve que ultrapassar pra ir em direção ao retiro.

E quando você chega aqui , você está num ambiente propício pra mais e mais mudanças acontecerem em você.


Essa é a função dos nossos retiros.

Mas qualquer retiro que você faça, que tenha como objetivo esse mergulho interno, de autoconhecimento, é super válido, e super importante.

A gente deveria fazer, no mínimo, um retiro por ano, pra que agente consiga manter a nossa qualidade de vida e dar os passos que vão fazer a diferença no planeta, porque quando eu mudo, estou mudando a todos os que estão ao meu redor e por consequência, o planeta todo.



Então, nesse momento, que estamos adoecendo mentalmente, que nossa saúde mental tem ficado prejudicada e é um questão séria atualmente, os retiros são uma grande ferramenta pra restaurar o bem-estar e a saúde e abrir os caminhos para viver em um mundo de paz e harmonia, que inicia, primeiramente, em nós mesmas(os).



42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page